fbpx

10 DICAS CONTRA A CELULITE

APRESENTAMOS 10 DICAS DE EFEITO GARANTIDO CONTRA A CELULITE QUE PODEM SER APLICADAS IMEDIATAMENTE. PREPARA-TE PARA O VERÃO!

10 dicas contra a celulite

Com o início da estação mais quente, todos começam a observar com maior atenção a aparência estética. Shorts, blusas bonitas e saias finalmente saem do armário, este ano a conbinar com as mascaras. Tecidos finos e roupas leves também deixam a pele à mostra.  Do mesmo modo, infelizmente, essa é a época na qual as celulites ganham destaque. Esse fator incomoda mulheres e homens, não importa se eles têm um corpo magro ou arredondado.

A sua formação pode ser resultado de várias razões. Caso estejamos atentos para esses fatores, podemos lutar contra a celulite mais facilmente. Porém, observando com cuidado todo o cenário: podemos evitar sua formação e inclusive lutar contra as listras indesejadas já presentes! Este conteúdo oferece recomendações especialmente para as mulheres.

Para termos maiores chances, vamos conhecer nosso oponente mais de perto!

celulite é o depósito de gordura subcutânea. A camada de gordura acumulada obstrui o suprimento de sangue e oxigênio dos tecidos sob a pele. Portanto, a quantidade de produtos residuais aumenta no corpo e o resultado é a chamada celulite, que ocorre principalmente nas coxas, nos glúteos, no quadril e na barriga.

MOTIVOS PARA A FORMAÇÃO DA CELULITE

Há algumas razões que não podemos enfrentar, como a predisposição hereditária.  No entanto, existem diversos pilares da formação da celulite que certamente só depende de nós. Vamos conhecer cada um deles.

Preste atenção aos exercícios físicos, pois um estilo de vida sem atividade também pode influenciar a formação da celulite. Vamos evitar dietas ricas em calorias e gordura. Beba muito líquido para garantir que seu corpo e sua pele estão bem hidratados. Tente beber menos álcool, diga não ao cigarro e faça um esforço para se stressar menos no dia a dia.

Juntamente com seus outros efeitos colaterais negativos, as seguintes doenças podem desencadear a formação de celulite: distúrbios do metabolismo, diabetes, excesso de peso, tensão alta, desvio da coluna vertebral, alteração no arco do pé e deficiência de estrogênio. Caso tenha algum desses problemas, consulte um médico e/ou nutricionista, um profissional de educação física ou um fisioterapeuta o mais rápido possível!

PREDISPOSIÇÃO E HEREDITARIEDADE

Caso o nível de produção do hormônio sexual feminino chamado estrogênio aumente no corpo (por exemplo, durante a gravidez, devido às pílulas anticoncepcionais ou a ingestão de alimentos com hormônios), ele armazenará mais gorduras.

A disfunção do sistema linfático também pode estar relacionada ao surgimento da celulite.   Quando nossa pele se torna menos firme, o fluido linfático não circula corretamente pelos vasos linfáticos e, por isso, os resíduos metabólicos não são eliminados, sendo depositados nas células adiposas.   Portanto, os “furinhos” podem se desenvolver mais facilmente.

Desnutrição

DESNUTRIÇÃO

Na nossa vida corrida, nem sempre prestamos atenção aos  tipos de alimentos que comemos.. Inúmeros fatores podem contribuir para isso, como falta de tempo, estresse, vícios prejudiciais (como álcool ou tabagismo), falta de conhecimento ou simplesmente preguiça.

Sejamos sinceros, às vezes quando estamos apressados ou sem vontade alguma de preparar refeições saudáveis para nós mesmos. Esse é o momento no qual pedimos pizza para o jantar e no dia seguinte comemos sanduíche e chocolate.   Para o almoço, escolhemos uma bela porção de massa no restaurante, um refrigerante bem açucarado e, durante o trabalho: “Põe bastante café pra mim!” De jeito nenhum!

Uma dieta saudável é a base da vida! Com o intuito de evitar a celulite e várias outras doenças, devemos dar preferência a alimentos ricos em proteínas, carboidratos e gorduras nobres diariamente, na quantidade e qualidade apropriadas para nossos objetivos e nosso corpo. Vamos comer legumes e frutas todos os dias para garantir a ingestão necessária de fibras.

Baixo consumo de líquidos

BAIXO CONSUMO DE LÍQUIDOS

Quando bebemos uma quantidade insuficiente de líquidos, nosso corpo não consegue eliminar os resíduos a tempo. A pele perde elasticidade e a celulite surge instantaneamente. Para evitar que isso ocorra, beba bastante líquido diariamente! Se conseguimos hidratar o corpo de forma ideal, estaremos contribuindo para manter a firmeza da pele a longo prazo.

FALTA DE EXERCÍCIO

Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Para muitos, isso significa trabalho dentro de um escritório. É importante, em diversos aspectos, introduzir exercício físico à nossa rotina diária.

O trabalho sedentário pode estar associado à formação de celulite, já que neste caso a circulação linfática e sanguínea da parte inferior do corpo é inadequada. Isso desencadeia a acumulação de toxinas, o crescimento de células adiposas e maior chance de formação de celulite.

STRESSE

Juntamente com outros inúmeros efeitos negativos, o estresse frequentemente resulta em distúrbios metabólicos, que favorecem a retenção de resíduos e toxinas no corpo.  Isso, infelizmente, também é visível na nossa pele. Naturalmente, reduzir o estresse do cotidiano não é tão simples assim. No entanto, podemos fazer um esforço para mudar isso. Podemos diminuir as tensões por meio da meditação e de uma massagem relaxante.

Maus hábitos

MAUS HÁBITOS

Comportamentos autodestrutivos, como tabagismo e consumo de álcool, aumentam ainda mais a possibilidade de formação de celulite. Devemos parar ou desistir disso.

Vamos beber chá verde ou preto em vez de café. Em se tratando de álcool, caso tenhamos que escolher, podemos dar preferência ao vinho branco ou tinto seco. Nosso consumo de líquidos deve incluir água mineral ou chá de ervas em uma quantidade de cerca de três a quatro litros por dia.

Devemos parar de fumar em todas as ocasiões! As substâncias nocivas encontradas nos cigarros têm um efeito muito prejudicial na pele. Elas alteram sua estrutura e aceleram o processo de envelhecimento. A pele torna-se flácida.

DICAS PARA COMBATER A CELULITE

1. Coma alimentos que proporcionem firmeza para a pele! Alimentos capazes de fortalecer e desintoxicar a pele, além de estimular a circulação sanguínea ajudarão a acabar com a celulite.

  • Maçã: sua pectina auxilia na purificação corporal, o potássio tem efeito diurético e a vitamina C mantém a pele saudável.
  • Banana: possui efeito purificador e rejuvenescedor. É rica em potássio e contém uma quantidade significativa de fibras.
  • Morango: seus antioxidantes têm efeito benéfico na pele e no sistema linfático.
  • Brócolis, aipo: impedem a retenção de líquido no corpo.
  • Frango, peru: suas proteínas contribuem para a produção de colágeno, fortalecendo o tecido conjuntivo.
  • Alho: estimula a circulação sanguínea e tem efeito desintoxicante.
  • Laranja, toranja: a vitamina C fortalece os tecidos conjuntivos.
  • Pimenta caiena e chili: melhoram a circulação sanguínea.

2. Tente tratamentos superficiais, use cremes anticelulite! Ao melhorar a circulação linfática e sanguínea, essas substâncias ajudam a eliminar resíduos do nosso corpo e, ao mesmo tempo, contribuem para a decomposição das células adiposas, que armazenam gordura. Na cafeína podemos encontrar em maior quantidade L-carnitina e enzimas de origem vegetal. Muitos tipos incluem óleos essenciais, algas marinhas, chá verde ou extrações de frutas e ervas. Também podemos melhorar a circulação sanguínea de outras maneiras. Por exemplo, fazendo massagens, sangria, fazendo sauna infravermelha ou treinamento em hipóxia.

3. Evite industrializados e realçadores de sabor! Vamos ler as descrições dos produtos e seus ingredientes antes de consumir e durante as compras. Compre com cuidado e consciência! Dê o seu melhor para preparar em casa a maioria das refeições e, ao cozinhar, use temperos frescos como manjerona, orégano ou pimenta em pó. Aqueles que têm paladar mais doce podem optar por baunilha ou canela!

4. Coma alimentos ricos em fibras! Coma legumes e frutas todo dia!

5. Banho de sal marinho na praia ou na banheira! Sal marinho contém uma grande quantidade de oligoelementos e minerais que aceleram o metabolismo. Então, nas próximas férias, quanto mais você mergulhar no mar, mais benefícios terá! Podemos simular o mesmo efeito em casa, colocando sal de banho dentro da banheira.

6. Tente um programa desintoxicante ou um jejum líquido! Neste caso, beba de 3 a 4 litros de líquidos, especialmente chás de ervas, água mineral e muito suco de frutas frescas. Recomendamos chás feitos com folhas de bétula, dente de leão, urtiga e cavalinha, por exemplo. Prepare-se para jejuar de forma consciente! Caso tenha alguma dúvida, peça ajuda a um especialista!

7. Duche contrastante! Após o banho diário, use ducha fria e quente intercaladamente nas áreas afetadas pela celulite. Essa técnica — inconveniente, mas muito eficaz — melhora a circulação do sangue e fortalece os tecidos conjuntivos. Massagear as áreas com celulite também ajuda bastante. Durante a massagem, use luvas de atrito ou aquelas feitas especialmente para essa finalidade.

8. Exercícios regulares ! A prática de exercícios é um remédio particularmente eficiente contra a celulite, mas apenas se tiver regularidade. Idealmente, isso significa pelo menos três vezes por semana. Corrida, pedalada, exercícios aeróbicos, de resistência (TRX), hidroginástica, spinning, zumba…todos trabalham bem o corpo inteiro! Para se familiarizar com os exercícios mais eficientes, peça auxilio a um personal trainer.

9. Olá, sauna!! A humidade e a temperatura presentes na sauna, bem como o banho frio, agitam a circulação sanguínea e intensificam a respiração. Esses métodos beneficiam os processos metabólicos e contribuem para a desintoxicação. Como resultado, a pele fica mais firme e macia. Se formos regularmente à sauna, podemos amenizar a celulite.

10. Óleos essenciais contra a celulite! Estes óleos podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática, assim como a desintoxicação. Entre eles, citamos: canela, limão, erva-doce, rosa, toranja e zimbro.

Dicas para combater a celulite

Milhares de mulheres entram em pânico quando o verão se aproxima ou em qualquer situação na qual precisem se despir. Continuamos nos cobrindo, usando roupas longas enquanto a tensão se acumula por dentro. Chega de esperar, vamos a combater a celulite hoje! Preste atenção para evitar os fatores com mais impacto na sua formação: estresse, má alimentação e um estilo de vida sem exercícios! Largue o cigarro e evite quantidades exageradas de café e álcool!

Se o desejo é acabar de vez com a celulite, devemos estar cientes de que, infelizmente, não é algo que tem solução definitiva. Nem mesmo os tratamentos estéticos profissionais duram para sempre. Mas temos uma boa notícia. Quando sabemos como combatê-la e estamos atentos aos cuidados e recomendações, podemos diminuir com sucesso os indesejados “furinhos” na nossa pele.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *