fbpx

FORÇA JOVEM FEMININA – PORQUE É QUE AS MULHERES DEVEM TREINAR COM PESOS?

TALVEZ APRENDA ALGUNS FACTOS QUE A CONVENÇAM QUE LEVANTAR PESOS É BOM PARA SI



Porque é que as senhoras devem desenvolver os músculos? O treino com pesos pode ajudar a aumentar a massa muscular pura do seu corpo, reforçar a sua resistência no geral e chegar a uma forma elegante mais facilmente. Se não se convencer apenas pelos motivos estéticos, então continue a ler. Talvez aprenda alguns factos que a convençam que levantar pesos é bom para si!

Os efeitos menos conhecidos dos exercícios com pesos
Este tipo de exercício melhora a densidade óssea e ajuda a prevenir a osteoporose (quando osso fica mais duro ou há perda de densidade óssea), osteopenia (diminuição de massa óssea) e sarcopenia (perda da massa muscular). Os estudos realizados apontam que para além de uma dieta saudável, o treino com pesos regular (2- 3 vezes por semana) melhora a massa óssea ao estimular o crescimento ósseo e ajudar na retenção de cálcio. Também é bom praticar desportos tais como caminhar, subir escadas e correr.

Os processos metabólicos não têm necessariamente que diminuir à medida que envelhecemos, mas é importante saber que ter um estilo de vida sedentário a seguir aos 40, pode abrandar o metabolismo em cerca de 5% a cada 10 anos. Isto pode ser prevenido com um treino de resistência que também contribui para evitar a perda de músculo.

O treino de resistência que seja adequadamente planeado (por ex. para o peso ideal), pode também ser usado nos tratamentos para o pélvis e incontinência. (Infelizmente, hoje em dia este tipo de problemas afeta não só as pessoas mais idosas). Os desportos de impacto (tais como a corrida) devem ser evitados. Em alternativa, deve concentrar-se em praticar exercícios com pesos para reforçar o tronco e que incluam blocos para reforçar os músculos perineais e da pélvis.

Este tipo de exercícios ajuda também a melhorar a resistência à insulina, especialmente se sofrer de SOP (síndrome do ovário policístico) e a manter a tensão arterial normal. Em comparação com outras formas de desporto, o levantamento de pesos estimula uma menor resistência da insulina nas células! Se tiver este problema, também recomendo certos suplementos dietéticos tais como magnésio, zinco, vitamina C e canela.

Como efeito secundário, este tipo de desporto faz com que a sua autoestima e autoconfiança aumentem substancialmente, o que é difícil de conseguir de outro modo. Não há nada melhor do que quando nos sentimos fisicamente fortes e cheios de força, especialmente as mulheres que geralmente são consideradas de “mais fracas”.

Praticar o  levantamento de pesos ajuda-a a se identificar mais com a imagem que tem na sua cabeça sobre si mesma e irá ajudar a aceitar o seu corpo nu quando se olha ao espelho.

Então, porque este tipo de treino é tão bom?
Deixem-me começar por explicar que ao levantar pesos, não é o peso em si que interessa, mas sim praticar os exercícios que irão trabalhar os músculos e o sistema nervoso central de modo complexo. Este último fator em especial é importante porque o nosso corpo utiliza energia para lidar com o stress criado durante o exercício. Em particular, se for uma principiante, deve trabalhar apenas com o seu próprio peso corporal. É muito importante conseguir fazer exercícios apenas com o seu próprio peso antes de introduzir pelos extra (externos).

O nosso corpo é muito forte e pode adaptar-se a imensos fatores. Se conseguir praticar certos exercícios, irá ver uma fantástica transformação. E o resultado é espetacular, pois durante os treinos irá notar que pouco a pouco irá começar a conseguir fazer coisas que nunca pensou conseguir! O treino com pesos pode ser feito por ambos os sexos: este tem efeitos semelhantes tanto em homens como nas mulheres, com alguns benefícios extra, conforme apresentado anteriormente.

MITOS E A REALIDADE SOBRE OS SUPLEMENTOS DIETÉTICOS

PROTEÍNA
Ideia: aumentador de músculo, substituidor de refeição ou ambos ao mesmo tempo!

Realidade: não muito longe! Se desejar aumentar a massa muscular (com qualidade), então definitivamente deve aumentar a sua ingestão proteica. E sabemos que é muito mais conveniente beber um batido saboroso do que ter que estar a cozinhar frango ou ovos, certo? Mas se tiver excesso de peso, convém tomar um pouco de proteína depois do treino, junto com creatina e hidratos de carbono. Se por acaso é uma pessoa magra, então um “mass gainer” (aumentador de massa muscular) é a melhor opção para si. Isto pode também ser tomado como sobremesa, quando se está a fazer uma dieta, visto ser um nutriente muito bom e com poucas calorias… talvez até possa substituir uma refeição com isto? Claro que pode! Por exemplo, manhã com flocos de aveia, durante o dia, com iogurte ou queijo fresco… não se irá fartar!

CREATINA
Ideia: força muscular, aumentar a massa muscular

Realidade: está no caminho certo…mas faz diferença o tipo de produtos que toma…há várias opções para tomar creatina em pó ou mesmo em cápsula, mas as cápsulas contêm ingredientes activos que dão energia, por isso deve tomar atenção sobre quanto e como as toma. Além disso, não pode focar todos os seus esforços para aumentar músculo na creatina, a menos que siga uma dieta e treino corretos, com descanso, para que o produto possa atuar como deve ser.

FÓRMULAS PARA O PRÉ-TREINO (PRE-WORKOUT)
Expetativas: para salientar as veias, dar mais força, para lhe ajudar e ficar com o corpo mais cheio!

Realidade: os produtos que dão energia são muito bons para quem precisa de mais força ao fim do dia, ou treinam logo pela manhã…, mas não se pode esperar milagres. A chave para o sucesso é a preparação certa. Se come batatas-fritas, coca-cola e hamburgueres o dia todo, não está à espera de conseguir levantar 200 kg…. Pode ajudar de estiver o descanso correto, comer a comida certa e tomar qualquer coisa para lhe ajudar antes do treino…, mas primeiro deve ser a proteína e depois a bebida energética.

PRODUTOS DIETÉTICOS
Expetativas: aumentar o músculo das gorduras, perder peso, queimar gordura

Realidade: estes produtos ajudam a perder peso, pois podem conter um ingrediente ativo termogénico ou lipotrópico. Mas a melhor coisa ainda: a dieta começa na cozinha.

AMINOÁCIDO / BCAA
Expetativa: definir os músculos, limpar o sistema

Realidade: os aminoácidos ajudam na regeneração, atrasam os processos catabólicos e lançam os foguetes anabólicos. Se já tem todos os suplementos alimentares, então pense em comprar um bom aminoácido.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *