OS 10 MELHORES ALIMENTOS QUE IMPULSIONAM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

OS MELHORES PROPULSORES IMUNOLÓGICOS NATURAIS, AS VITAMINAS, MINERAIS OU ANTIOXIDANTES QUE ELES CONTÊM, E POR QUE ELES SÃO IMPORTANTES PARA UM SISTEMA IMUNOLÓGICO SAUDÁVEL.

Manter um sistema imunológico saudável sempre foi importante, mas durante a pandemia isso se tornou uma prioridade máxima para manter a si mesmo e todos ao seu redor seguros e saudáveis. Neste artigo, damos a você 10 alimentos que ajudam a impulsionar seu sistema imunológico com fontes naturais.

QUEM PRECISA DE REFORÇO IMUNOLÓGICO? – OS SINAIS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO ENFRAQUECIDO

Nosso sistema imunológico é responsável por defender nosso corpo de invasores e patógenos que podem causar doenças. Tais patógenos podem ser bactérias, vírus, parasitas e corpos estranhos que afetam nossas funções corporais regulares, que são então combatidas pelo nosso sistema imunológico.

Embora um sistema imunológico forte não signifique necessariamente que nunca adoeceremos, isso nos ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas e evitar complicações. Em geral, uma vez que o corpo produziu e anticorpos para combater um patógeno específico, uma cópia desse anticorpo permanece no corpo para que, se o vírus ou bactéria vier novamente, então ele pode ser tratado mais rapidamente.

SINTOMAS DE UM SISTEMA IMUNOLÓGICO FRACO

  • Sempre tenha frio: Um resfriado (ou gripe) é uma doença normal com a qual todos têm que lidar duas ou três vezes por ano, de modo que, por si só, não é motivo para se preocupar ou assumir que o sistema imunológico é fraco. Mas uma vez que se torna muito frequente ou dura um período superior a 10 dias, pode ser sinal de que seu sistema imunológico precisa de um impulso.
  • Infecções frequentes: Dado o papel que desempenha no combate às infecções, constantemente ter que lutar através delas é um sinal claro de que algo não está indo bem com nosso sistema imunológico. Algumas das infecções mais comuns são pneumonia, meningite, bronquite, infecções de pele, infecções de ouvido ou sinusite crônica. Não esqueçamos que complicações em qualquer uma dessas infecções podem ter consequências terríveis para nossa saúde, por isso é importante prestar atenção aos sinais.
  • Sinta-se cansado o tempo todo: Quando o sistema imunológico está lutando, seu nível de energia também. Se você está dormindo o suficiente, mas ainda sente a necessidade de tirar um cochilo ocasional, ou você se sentir cansado ao longo do dia, você pode querer verificar seu sistema imunológico: Pode ser um sinal de que seu corpo entrou em “modo de economia de energia” para concentrar essa pequena energia no combate aos germes, a fim de apoiar um sistema imunológico fraco.
  • As feridas cicatrizam lentamente: O sistema imunológico também desempenha um papel de curar feridas. Na verdade, a pele é a primeira camada de defesa contra patógenos externos. Quando sua pele é queimada, raspada ou cortada, o corpo envia sangue rico em nutrientes e células imunes saudáveis, a fim de começar a curar a ferida e apoiar a regeneração da pele; um processo que não pode acontecer quando o sistema imunológico do seu corpo está baixo.
  • Problemas digestivos: Estudos mostram que a maioria do sistema imunológico está localizada na pista digestiva para que ele seja capaz de combater os diferentes patógenos que podem entrar no corpo através dos alimentos que consumimos. Além disso, as boas bactérias e microrganismos que vivem lá protegem o intestino de vírus, inflamação crônica e outras doenças autoimunes. Diarreia frequente, gás ou prisão de ventre podem ser consequência de um sistema imunológico fraco.

O QUE ENFRAQUECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

1.Falta de sono: Já se perguntou por que o descanso é recomendado pelo médico para praticamente tudo? Enquanto dorme, o corpo libera proteínas chamadas citocinas, que suportam o sistema imunológico e ajudam a combater infecções e doenças. Além disso, não dormir faz você propenso a pegar mais vírus e germes; portanto, não só o corpo corre mais risco de ser atacado, mas também não terá o apoio imunológico para se defender.

2.Falta de exercício: O exercício é uma das melhores maneiras de aumentar o sistema imunológico naturalmente. A razão é que o exercício aumenta a frequência cardíaca, ajudando o sangue a contornar o corpo de forma mais eficiente, ajudando ainda mais as células imunes a alcançar áreas de risco.

3.Stress: As pessoas que sofrem de stress constante e ansiedade são propensas a adoecer constantemente, pois esses fatores podem enfraquecer o sistema imunológico muito rapidamente, tornando mais difícil combater vírus e infeções.

4.Baixa vitamina D: Um dos papéis mais importantes que a vitamina D desempenha em seu corpo é manter um sistema imunológico forte. Doenças comuns como a gripe podem ser sinais de baixos níveis de vitamina D, e diferentes estudos têm mostrado como sua deficiência está ligada a problemas respiratórios, como resfriados regulares, bronquite e pneumonia.

5.Poucos vegetais e frutas: Ao lado do exercício físico regular, uma nutrição saudável é uma excelente maneira de fortalecer o sistema imunológico. Frutas e vegetais ajudam o corpo a produzir células brancas (células imunes); ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a percentagem de gordura corporal, o que pode apoiar ainda mais sua resposta imune.

6.Tabagismo: Produtos químicos presentes no tabaco, cigarros e até cigarros eletrônicos suprimem a função imunológica do corpo.

7.Álcool: Uma noite de beber altas quantidades de álcool diminui a capacidade do corpo de combater germes e vírus por até 24 horas, e é por isso que as pessoas que bebem frequentemente (mais de uma ou duas bebidas por dia) tendem a adoecer com frequência.

MELHOR SISTEMA IMUNOLÓGICO IMPULSIONANDO ALIMENTOS

1. Iogurte: O iogurte grego natural é uma grande adição a qualquer dieta devido ao seu alto teor de proteína em comparação com o iogurte comum. Mas é especialmente importante quando se trata de ajudar o sistema imunológico e melhorar a saúde intestinal, graças ao seu conteúdo de probióticos (responsáveis por apoiar as boas bactérias que combatem doenças). O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D, impulsionando ainda mais o sistema imunológico naturalmente.

2. Frutas cítricas: Frutas como toranjas, laranjas, clementinas, tangerinas, limões e limões são imperdíveis se o objetivo é melhorar a resposta imune. Eles contêm altas quantidades de vitamina C, o que aumenta a produção de células brancas (células imunes). É importante lembrar que o corpo não produz vitamina C, por isso deve ser consumido diariamente na forma de alimentos ou suplementos nutricionais.

3. Mirtilos: São uma excelente fonte de antioxidantes (moléculas que ajudam o corpo a combater radicais livres). Os radicais livres são átomos instáveis que causam danos às células e resultam em, ou doenças e doenças, ou simples deterioração, acelerando o envelhecimento com ele. Os antioxidantes encontrados nas amoras são especialmente úteis para prevenir o resfriado comum, melhorar a aparência da pele e reduzir os sinais de envelhecimento.

4. Sopas limpas: Sopas quentes de baixa gordura, como sopa de galinha, são um remédio caseiro tradicional quando alguém está passando por um resfriado, não apenas por causa de sua sensação aconchegante e quente que vem bem por um dia na cama, mas também por causa de seu efeito anti-inflamatório. Eles ajudam a combater a inflamação no trato respiratório associada ao resfriado ou outros vírus e infecções.

5. Brócolis: Brócolis é um dos super vegetais que são carregados com vitaminas e minerais que são importantes para a saúde geral. Contém vitaminas A, C e E, além de fibras dietéticas e muitos antioxidantes. É importante cozinhá-lo o mínimo possível para que ele preserve os benefícios para a saúde, o que torna o vapor a melhor maneira de cozinhá-lo antes de colocá-lo em seu prato. Produtos químicos neste vegetal ajudam a ativar genes e enzimas antioxidantes em células imunes específicas também.

6. Repolho: Assim como as frutas cítricas, o repolho é uma ótima fonte de vitamina C e os benefícios associados à saúde imunológica associados a ele. O repolho também se junta ao grupo de poderosos vegetais crucíferos como brócolis, couve e verduras de colarinho, com poderosos antioxidantes para combater infecções. Pode ser útil para prevenir o resfriado comum e também para preparar o corpo para doenças mais graves ou perigosas.

7. Pimenta vermelha: Este tipo de pimentas é outra alternativa para fontes de vitamina C; na verdade, uma onça de pimentões vermelhos contém até três vezes a quantidade de vitamina C presente em uma onça de laranjas. As pimentas também contêm betacaroteno, que, uma vez que o corpo o processa e o transforma em vitamina A, ajudará a promover a saúde dos olhos e da pele.

8. Espinafre: Falando em betacaroteno, o espinafre é uma ótima fonte desse pigmento e também é rico em vitamina C. Esta bomba antioxidante é uma de nossas melhores aliadas para combater infecções e impulsionar nosso sistema imunológico, e também é embalada com fibras que ajudam a regular nosso sistema digestivo. O espinafre não só ajuda a prevenir o resfriado comum, mas também ajuda a reduzir os sintomas quando estamos doentes.

9. Alho: O alho tem sido uma das alternativas para curar pessoas com resfriado comum há décadas, como resultado de sua forte concentração de compostos contendo enxofre e outras propriedades de reforço imunológico. Acredita-se também que o alho desacelere o endurecimento das artérias, o que ajuda o fácil transporte de células imunes e a distribuição de nutrientes no corpo.

10. Ginger: Embora não possamos ir tão longe quanto sugerir que o chá de gengibre nos manterá longe de ficar doentes, fazer o hábito de beber chá de gengibre é uma ótima maneira de dar ao sistema imunológico o impulso diário que ele precisa. O gengibre ajuda a reduzir a inflamação e vem muito a calar os sintomas do resfriado comum como uma dor de garganta.

11. Sementes: Fósforo, magnésio e vitaminas B6 e E são alguns dos benefícios de diferentes sementes, como sementes de girassol. A partir disso, a vitamina E é especialmente importante para um sistema imunológico mais forte e, além disso, o selênio presente em uma onça este tipo de sementes é quase metade da quantidade diária necessária por um adulto regular para colher seus benefícios.

12. Querida: A última adição ao chá de reforço imunológico da manhã. Gengibre, limão e… mel! Além de aliviar a dor de garganta e acalmar os sintomas de um resfriado, o mel também funciona como um antibacteriano e mata os germes no corpo que podem estar te deixando doente em primeiro lugar. Mel é um alimento preventivo e remédio que você pode adicionar com segurança a qualquer lista de compras imunológicas.

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