Estar na Menopausa

Estar na Menopausa pode ser demais

Durante a menopausa, o corpo passa por uma série de mudanças hormonais que podem resultar em sintomas desconfortáveis como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, insónias, secura vaginal e perda óssea.
Embora a terapia de reposição hormonal seja uma opção para algumas mulheres, outras podem preferir abordagens alternativas, como suplementos naturais.
Por isso, apresentamos a seguir alguns suplementos que podem ser úteis para aliviar os sintomas da menopausa.

Isoflavonas de Soja

As isoflavonas são compostos vegetais que podem atuar como estrogénios leves no organismo. Há estudos que sugerem que a suplementação com isoflavonas de soja pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa, como as ondas de calor e os suores noturnos.

Óleo de Prímula

O óleo de prímula é rico em ácido gama-linolénico (GLA), um tipo de ácido gordo Ómega-6 com propriedades anti-inflamatórias. Algumas pesquisas indicam que o óleo de prímula pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como a secura vaginal e a irritabilidade.

Black Cohosh

Black cohosh (também conhecida por Cimicifuga racemosa) é uma erva tradicionalmente usada para aliviar os sintomas da menopausa. Estudos sugerem que pode ajudar a reduzir ondas de calor e os sintomas relacionados com a menopausa, embora os resultados sejam mistos.

Cálcio e Vitamina D

A menopausa está associada a uma diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de osteoporose. Suplementos de cálcio e vitamina D podem ser úteis para manter a saúde óssea e reduzir o risco de fraturas.

Magnésio

O magnésio desempenha um papel importante na saúde óssea e muscular, e também pode ajudar a reduzir a irritabilidade e melhorar a qualidade do sono durante a menopausa.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa, como as ondas de calor e os suores noturnos.

Experienciar cansaço ou fadiga é comum durante a menopausa e pode afetar o corpo e a mente. A instabilidade hormonal pode causar uma sensação de cansaço generalizado pois os níveis de estrogénio e de progesterona interagem com as glândulas suprarrenais e com a tiroide, associadas às hormonas “da energia”. Também pode estar relacionado com outro sintoma da menopausa como as insónias.
Se o cansaço persistir, é importante procurar um médico para descartar outras possíveis causas e obter tratamento adequado. Algumas condições médicas podem contribuir para o cansaço como anemia, problemas da tiroide, diabetes, apneia do sono, problemas cardíacos e deficiências nutricionais.

Minimizar o cansaço na menopausa

• Ter hábitos regulares de sono
• Praticar exercício físico
• Adotar uma alimentação equilibrada
• Fazer pausas ao longo do dia
• Considerar suplementação nutricional
• Relaxar

Apesar de todos os benefícios comprovados que os suplementos podem ter no alívio da menopausa, é importante lembrar que podem ter efeitos colaterais e interagir com medicamentos, por isso, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo regime de suplementação, durante a menopausa. Além disso, é importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo adotar uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares e implementar técnicas de gestão do stress, como parte integrante do tratamento para a menopausa.
A Menopausa representa o início de uma fase em que é obrigatório cuidares bem de ti!