fbpx
Bem-vindos à nossa Loja Online!
Valor dos portes de envio 9.66€
Close
9500-051 Ponta Delgada Morada: Rua da Cruz, 2
918 623 956 comercial@shaker.pt
Valor dos portes de envio 9.66€

L-CARNITINA: BENEFICIOS, USOS E DOSAGENS

SABE TUDO SOBRE A CARNITINA, OS SEUS DIFERENTES TIPOS, USOS E DOSAGENS.

L-Carnitina: beneficios, usos e dosagens

Durante a atividade física, os nossos músculos utilizam a energia química dos nutrientes para produzir a energia mecânica ou de trabalho. Este é um processo bioquímico de grande complexidade que é regulado por vários fatores de natureza enzimática e hormonal.

Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os hidratos de carbono e as gorduras. Os músculos utilizam sempre uma mistura destes dois nutrientes na “queima” metabólica, em conjunto com o oxigénio.

A principal função da L-Carnitina, e a que mais nos interessa neste artigo, é a participação desta substância no metabolismo das gorduras. Transporta a gordura acumulada no organismo para ser queimada e utilizada como energia, em conjunto com os hidratos de carbono.

O QUE É A L-CARNITINA?

É um composto semelhante a um aminoácido, produzido naturalmente pelo organismo e depositado em diversos tecidos, como por exemplo o tecido muscular.

Além de produzida pelo corpo, é possível obter através da alimentação e suplementação.

Na alimentação, está presente em maior concentração na carne vermelha, de onde vem também o seu nome (carnitina). Está também presente no abacate, grão de soja, laticínios, ovos, arroz e muito mais alimentos mas em quantidades bastante reduzidas..

Entre os diferentes tipos de carnitina existentes podemos destacar os seguintes:

– L-Carnitina Base

A L-Carnitina base é a forma base, e mais concentrada de L-Carnitina. Uma vez que é um composto instável, é pouco utilizada, sendo mais comum utilizar-se os derivados da L-Carnitina base, na forma de L-Carnitina L-Tartrato, Acetil-L-Carnitina ou L-Carnitina Fumarato, entre outras;

– L-Carnitina Tartrato

A L-Carnitina L-Tartrato, tal como a versão base, é normalmente usada para o desempenho físico e perda de gordura. O L-Tartrato é um sal utilizado como aditivo em alguns suplementos de saúde para facilitar a absorção de outra substancia. É referido que ao combinar a L-Carnitina com L-Tartrato, o corpo absorverá mais eficazmente a L-Carnitina;

– Acetil-L-carnitina

A Acetil-L-Carnitina é utilizada de uma forma mais comum para melhoria cognitiva, diminuição do stress mas também na ajuda do metabolismo da gordura.

A Acetil-L-Carnitina é uma substância natural encontrada nas células do corpo e ao longo do sistema nervoso central, desempenhando um papel no metabolismo do sistema nervoso central e na síntese de acetilcolina, um neurotransmissor importante. Pode passar livremente da corrente sanguínea para o cérebro, tendo uma melhor penetração nos tecidos do cérebro e do sistema nervoso do que qualquer tipo de carnitina.

Quais são os beneficios da L-Carnitina?

QUAIS SÃO OS BENEFICIOS DA L-CARNITINA?

O consumo ou suplementação de L-Carnitina é muito importante para atletas com uma percentagem de gordura elevada. Eis os principais benefícios para os atletas:

L-CARNITINA E REDUÇÃO DE MASSA GORDA:

A principal função da L-Carnitina, e a que mais nos interessa neste artigo, é a participação desta substância no metabolismo das gorduras. A L-Carnitina ajuda a transportar a gordura acumulada no organismo para ser queimada e utilizada como energia, em conjunto com os hidratos de carbono.

Uma vez que a L-Carnitina promove o uso de gordura como combustível para o corpo, a gordura acumulada irá ser utilizada durante o exercício físico e queimada para produzir energia. Consequentemente, se treinares com frequência, os teus resultados ao nível de perda de gordura serão muito mais evidentes e superiores ao longo do tempo;

AUMENTO DA RESISTÊNCIA MUSCULAR E DIMINUIÇÃO DO CATABOLISMO:

Ao dilatar os vasos sanguíneos e permitir que mais nutrientes e oxigénio circule no sangue, a L-Carnitina aumenta a tua resistência muscular, ajudando-te a fazer treinos mais intensos e obter resultados mais rápidos tanto ao nível de perda de gordura como no ganho de massa muscular.

Ao estimular a queima de gordura para transformar em energia, a L-Carnitina poupa as reservas de glicogénio nos músculos, promovendo uma maior resistência muscular.

Também estimula a vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo e consequentemente a quantidade de oxigénio e nutrientes que o sangue transporta.

Promove um equilíbrio hormonal apropriado ao melhorar a atividade dos recetores celulares dos andrógenos. A sua capacidade de promover a recuperação do exercício de alta intensidade converte-o numa poderosa ferramenta tanto como ajuda para os treinos como contra o catabolismo;

AJUDA A FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO E A SAÚDE:

A L-Carnitina previne o envelhecimento precoce ao mesmo tempo que limita os danos de radicais livres no teu corpo. Um excelente aliado na tua saúde.

A nível do coração a L-carnitina ajuda a aumentar o rendimento cardíaco, a contração do miocárdio, a produção de ATP e a resistência do coração ao exercício físico. Ajuda também a diminuir o ritmo cardíaco em situações de stress e, provavelmente, a gravidade do enfarte cardíaco e os sintomas de insuficiência cardíaca e angina de peito. A L-carnitina atua ainda a nível dos triglicéridos, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom).

No que diz respeito à saúde do cérebro a L-carnitina pode ajudar a retardar o envelhecimento dos células cerebrais. É útil também para promover a concentração, a memória e as capacidades de aprendizagem. (A nível cerebral, a acetil-L-carnitina – uma forma de L-carnitina – revela-se mais eficaz, pois tem a capacidade de penetrar nas células cerebrais mais facilmente).

A L-carnitina é ainda útil a nível hepático, promovendo um melhor funcionamento do fígado ao aumentar a síntese proteica. Ajuda também a reduzir os problemas de fígado gordo.

Este suplemento pode ainda ajudar a melhorar a vitalidade e quantidade do esperma, contribuindo, desta forma, em casos de infertilidade masculina.

Pelo exposto, a L-carnitina é um suplemento que pode ser tomado por bastantes pessoas, beneficiando as situações específicas referidas e sendo ainda útil em casos de falta de energia, de stress, na gravidez e amamentação ou ajudando pessoas saudáveis a manter-se em forma.

Recomendação de dosagens para os diferentes tipos de carnitina

RECOMENDAÇÃO DE DOSAGENS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE CARNITINA

A dose padrão de L-carnitina é de 500 a 2.000 mg por dia.

Embora a dosagem varie de estudo para estudo, aqui está uma visão geral do uso e dose de cada forma:

– Acetil-L-carnitina: Esta forma é melhor para a saúde e função do cérebro. As doses variam de 600 a 2.500 mg por dia.

– L-carnitina L-tartrato: Esta forma é mais eficaz para o desempenho do exercício. As doses variam de 1.000 a 4.000 mg por dia.

– Propionil-L-carnitina: Esta forma é melhor para melhorar o fluxo sanguíneo naqueles com pressão alta ou condições de saúde relacionadas. As doses variam de 400 a 1.000 mg por dia.

Até 2.000 mg (2 gramas) por dia parecem seguros e eficazes a longo prazo.

Recomendação de carnitina Biotech USA

Na Shaker possuímos uma vasta gama de produtos de carnitina em que todos podem ser utilizados pelo consumidor, a escolha irá depender da sua preferência de consumo. Temos carnitina liquida, em comprimidos, em ampolas e ainda em tabletes efervescentes.

Escolhe a tua carnitina Usa e começa já a queimar gordura mais rápido!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *