Aminoácidos Essenciais

Aminoácidos Essenciais

Os Aminoácidos são nutrientes que executam funções que são essenciais para o desenvolvimento cerebral, celular e ósseo. 
Os aminoácidos essenciais fazem parte dum grupo de moléculas orgânicas que o corpo não é capaz de produzir naturalmente. São obtidos através dos alimentos ou da suplementação e são fundamentais para a formação das proteínas.

Aminoácidos: O que são exatamente?

Muito se fala da importância dos aminoácidos para o nosso organismo e como têm um papel fundamental no desempenho funcional do nosso corpo, mas, afinal, o que são os aminoácidos – perguntas tu?

Muito bem! Então vamos a ver…
Os aminoácidos são moléculas da estrutura base das proteínas que, por sua vez, são das substâncias em maior quantidade nas células dos seres vivos, ficando apenas atrás da água. Os aminoácidos são fundamentais para a manutenção e a funcionalidade do nosso corpo e do metabolismo devido à sua intervenção em muitas das suas funções, como a regulação das hormonas e da glicose no sangue. Para os praticantes de atividades físicas, promovem o aumento da resistência física e da massa e condicionamento muscular, pois são uma das principais fontes de energia do metabolismo celular, no decorrer de atividades físicas intensas.
Os Aminoácidos são as unidades que compõem as proteínas. São moléculas orgânicas formadas por ligações de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio. Podem apresentar também na sua composição enxofre e fósforo. Os vegetais são capazes de sintetizar todos os aminoácidos que necessitam a partir das cadeias de carbono dos açúcares que produzem na foto-síntese e dos nitratos que retiram do ambiente. No entanto, os animais humanos incluídos), sintetizam apenas alguns aminoácidos, obtendo os outros da alimentação. Por mais que o corpo humano tenha muitas variações de proteínas na sua composição, elas são formadas por 20 aminoácidos, sendo 8 essenciais e 12 não essenciais.

Aminoácidos Essenciais

Aminoácidos Não Essenciais

Vamos usar a seguinte analogia: ao considerarmos que os aminoácidos são tijolos de uma parede, podemos pensar que os essenciais são os que precisam de ser comprados para construir a estrutura por não serem produzidos pelo corpo. Os não essenciais são aqueles que a “obra” já tem, ou seja, que o organismo produz naturalmente e não precisam de ser comprados.

  1. Fenilalanina
  2. Isoleucina
  3. Leucina
  4. Lisina
  5. Metionina
  6. Treonina
  7. Triptofano
  8. Valina
Aminoácidos Essenciais
  1. Alanina
  2. Asparagina
  3. Aspartato
  4. Cisteína
  5. Glicina
  6. Glutamato
  7. Glutamina
  8. Prolina
  9. Serina
  10. Tirosina
  11. Histidina
  12. Valina
Aminoácidos Essenciais

Proteínas

Não é possível falar sobre aminoácidos sem falar de proteínas.
As proteínas estão presentes em praticamente todas as estruturas celulares e são responsáveis pela constituição de anticorpos e de hormonas. Controlam praticamente todos os processos que ocorrem numa célula, exibindo uma diversidade de funções quase infinita. A formação das proteínas é feita com aminoácidos unidos por ligações conhecidas por “ligações peptídicas”. No total, existem 20 aminoácidos que se combinam de formas diferentes, e são essas combinações que determinam as distintas funcionalidades.

As proteínas têm como principais funções:

  • construção dos tecidos;
  • atuação no transporte de substâncias;
  • composição de anticorpos e participação na defesa do organismo;
  • ação catalisadora de reações químicas;
  • composição de fluidos produzidos pelo corpo;
  • promoção de elasticidade dos tecidos;
  • regulação e composição das hormonas.

12 Benefícios dos Aminoácidos para a tua saúde

Os suplementos de aminoácidos são recomendados para culturistas, atletas, desportistas e praticantes de atividade física de forma geral, devido à necessidade de manter a energia e recuperação rápida depois dos treinos. Para idosos, gestantes e pessoas não adeptas de qualquer atividade física, recomendamos a consulta num médico ou nutricionista para uma melhor avaliação e saber que suplementação de aminoácidos pode ser adotada.

  1. Aumentam o desempenho nas atividades diárias e no exercício físico;
  2. Podem prevenir a perda muscular;
  3. Fornecem energia e reduzem a fadiga muscular;
  4. Ajudam na perda de peso e na queima de gordura;
  5. Podem contribuir no controle de glicémia (açúcar) no sangue;
  6. Contribuem para a absorção de cálcio;
  7. Aliviam o stress;
  8. Ajudam na cicatrização, elasticidade e rejuvenescimento da pele;
  9. Têm funções antioxidantes e anti-inflamatórias;
  10. Ajudam a melhorar o humor e a qualidade do sono;
  11. Diminuem a ansiedade e sinais de depressão;
  12. Ajudam a regular as hormonas.

Como consumir os Aminoácidos?

Para obteres todos os aminoácidos no organismo, é essencial que tenhas uma alimentação equilibrada, ingerindo alimentos que contenham aminoácidos, como carnes, ovos, queijo, feijão, entre outros. Além disso, podes (e deves) recorrer ao uso de suplementos, como o whey protein, que auxilia a aumentar a massa muscular e a reduzir a massa gorda, e contribui ainda para aumentar a tua força muscular.
Geralmente são consumidos antes ou logo após a atividade física, no entanto, o ideal é que consultes um profissional de nutrição, que te dará as orientações necessárias de medida, horários e quantas vezes ao dia serão suficientes para o teu organismo e o teu objetivo em concreto.

AMINOÁCIDOS SHAKER