Propriedades da Creatina

Propriedades e Benefícios do CLA

O que é o CLA?

CLA é a abreviatura de Ácido Linoleico Conjugado (do inglês Conjugated Linoleic Acid), um grupo de ácidos gordos poli-insaturados que são isómeros posicionais e geométricos do ácido linoleico. Trata-se de um ácido gordo essencial (ácidos que o organismo não sintetiza) produzido pela flora intestinal dos animais ruminantes.

  • É um dos ácidos gordos poli-insaturados;
  • Os isómeros CLA cis-9 trans 11 e trans-10 cis-12 oferecem a mais alta bioatividade;
  • É um ácido gordo essencial que deve ser ingerido diariamente através dos alimentos ou da suplementação;
  • Desempenha um papel essencial no metabolismo da gordura, uma vez que não só melhora a disponibilidade das gorduras consumidas, como também favorece a destruição das células gordas;
  • O ácido linoleico conjugado estimula o metabolismo muscular e o bom funcionamento do sistema imunitário;
  • O CLA é também um poderoso antioxidante que inibe o crescimento de tumores e de alguns tipos de cancros e protege contra a arterosclerose;
  • Tem um efeito positivo sobre os níveis de açúcar e dos lípidos no sangue;
  • Encontra-se principalmente nos produtos de carne vermelha e nos laticínios;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e neuroprotectoras.

Para que serve o CLA?

Estudos clínicos têm vindo a demonstrar, sobretudo nos últimos vinte anos, que o CLA ajuda a queimar a gordura corporal e estimula a construção de massa muscular.
Assim, o CLA é o suplemento alimentar ideal para pessoas que pretendam livrar-se de alguns quilos extra e manter, ao mesmo tempo, a massa muscular.

Alguns estudos mostram que o ácido linoleico conjugado é eficaz para aumentar o gasto metabólico, aumentando a termogénese e a queima de ácidos gordos. O processo implica um aumento das proteínas UCP, que ajudam a regular a eficiência energética e são responsáveis, por exemplo, em manter a temperatura corporal quando estamos expostos ao frio ou para queimar o excesso de calorias que ingerimos.
A energia resultante da oxidação dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas é usada para criar ATP. No entanto, se o processo de oxidação não for completamente concluído, uma parte dessa energia perde-se em forma de calor. As UCP favorecem que se produza essa dissociação ajudando a que se dissipe mais energia, acelerando o nosso metabolismo basal e, assim, favorecer a perda de gordura corporal. Estas proteínas são criadas, especialmente, nas células do tecido gordo, ainda que também se encontram noutros tecidos, como nos músculos. O aumento do metabolismo explica-se porque o CLA favorece a síntese de eicosanóides, que causam a libertação de neurotransmissores, como a insulina, serotonina, dopamina ou epinefrina. Por isso, acelera-se o metabolismo da energia e da gordura.

Propriedades do CLA

Melhora a composição corporal 

Outro benefício para a perda de peso, é o papel do CLA em melhorar a atividade da insulina para que a glucose e os ácidos gordos estejam rapidamente à disposição dos músculos e não se armazenem como células de gordura. Também melhora a sensibilidade à insulina, produzindo um efeito positivo sobre os níveis de açúcar no sangue.
Outro das suas qualidades é a capacidade em bloquear a lipogénese e a adipogénese. A lipogénese é a superlotação de gordura no interior do adipócito já criado. A adipogénese é a diferenciação e criação de adipócitos novos. O CLA é uma poderosa ferramenta para evitar o acumulação de gordura no interior do adipócito, além de evitar a sua diferenciação e até mesmo a sua eliminação (apoptose).

Aumenta os músculos

Além de favorecer o aumento da massa muscular, evita que ela se perca durante as fases de perda de peso e/ou definição, sendo assim um agente anti-catabólico. Ao favorecer o uso da gordura como fonte de energia, o CLA fomenta a poupança energética de glicogénio e, do mesmo modo, não usa os aminoácidos como fonte de energia num contexto de deficit calórico. Além disso, o CLA também tem propriedades antioxidantes, que bloqueiam o efeito anti-catabólico do cortisol (a hormona do stress).

Propriedades do CLA

Benefícios do CLA no organismo

O CLA possui uma série de benefícios, diferentes de qualquer outro tipo de ácidos gordos, nomeadamente:

  • Aumento da taxa metabólica;
  • Melhora o crescimento muscular;
  • Reduz o colesterol e o nível de triglicéridos nos sangue;
  • Ajuda a reduzir a resistência à insulina;
  • Apoia a função imunológica.

Suplementação com CLA

A quantidade diária recomendada é de 3 gramas.
As pessoas que têm uma dieta à base de alimentos de origem natural (vegetarianos e vegans) devem considerar tomar suplementos com CLA.
A suplementação com CLA demonstrou melhorar a massa magra em proporção da gordura corporal que. Diminui a acumulação de gordura, especialmente no abdómen, e melhora o crescimento muscular. O CLA consegue esta reação melhorando a sensibilidade à insulina, de forma a que os ácidos gordos e a glicose possam passar através das membranas celulares do músculo e longe da sua deposição no tecido gordo.