Regresso saudável ao trabalho

Regresso saudável ao trabalho: Pós Férias sem Stress

Depois das férias é tempo de retomar rotinas e de regressar ao trabalho, o que nem sempre é fácil e mais difícil ainda é manter baixos os níveis de stress tal como conseguimos durante as férias.

Síndrome pós-férias: Realidade ou Mito?

Não há pausa mais desejada e mais merecida que as férias. No quotidiano atual, cada vez mais exigente e mais absorvente, as férias constituem uma oportunidade única para desligar, relaxar e recarregar as nossas baterias internas. No entanto, ao vislumbrarmos o fim deste período de descanso bem merecido, torna-se importante preparar (física e mentalmente) o regresso às nossas rotina do dia-a-dia para suavizarmos ao máximo o impacto desta mudança.
Existem pessoas (maioritariamente adultos do sexo masculino, mas não só) para quem estar de férias é sinónimo de deixar de estar ocupado, podendo revelar-se descompensador. 
Existem outras pessoas que aproveitam a paragem proporcionada pelas férias para realizar um reset à sua forma de ser e de estar.

Preparar o regresso sem Stress

É normal que o regresso à rotina seja gerador de alguma ansiedade. Não só pela perspetiva do trabalho que, entretanto, se acumulou como também será necessário articular os novos ritmos laborais com os novos ritmos familiares para quem tem filhos, já que o fim do verão representa o início de novo ano escolar.

Então, o que recomendamos é evitar que essa ansiedade natural devida ao regresso ao quotidiano se transforme em fonte de sentimentos negativos. Para isso, bastantes especialistas em gestão do stress deixam os seguintes 10 conselhos que transcrevemos abaixo e que recomendamos uma leitura atenta.

1. Evita que o último dia de férias seja na véspera do regresso ao trabalho.

2. Ajusta progressivamente os teus horários e as rotinas. Alguns dias antes, começa a organizar as tarefas da casa, de modo a que a transição seja o mais suave possível.

3. Se conseguires, regressa ao trabalho a meio da semana, pois assim são apenas dois ou três dias até teres uma nova pausa proporcionada pelo fim de semana e o impacto da mudança será menor.

4. No teu primeiro dia de trabalho, levanta-te um pouco mais cedo do que o necessário de modo a teres algum tempo para cuidares de ti, tomares o pequeno almoço sem pressas e saires de casa com tempo.

5. No teu local de trabalho, dá nova vida ao espaço. Por exemplo, reorganiza a tua secretária e liberta-te dos objetos que estejam a mais. Vais ver que assim enfrentarás o dia com novo ânimo.

6. Organiza a tua agenda e define as tuas prioridades. Se possível, começa o dia com uma tarefa que te seja gratificante e útil, como um novo projeto.

7. Não queiras resolver todos os assuntos pendentes logo no primeiro dia, pois corres o risco de rapidamente ficares ansioso, frustrado e cansado.

8. Não regresses apenas ao trabalho. Retoma também as atividades que te dão prazer, como as idas ao ginásio ou uma corrida no parque ao final da tarde.

9. Prolonga o espírito das férias. Organiza um jantar com amigos e partilha as fotografias dos melhores momentos. Leva para o emprego uma recordação das férias, como uma foto ou um objeto que te ajude a gerar emoções positivas.

10. Programa uma escapadela de fim de semana algumas semanas depois do teu regresso ao trabalho.

Regresso saudável ao trabalho

É sabido que o primeiro dia de regresso ao trabalho é o que custa mais. Mas estar sempre a pensar que as férias acabaram não ajuda nada. O melhor é canalizares as energias renovadas para uma nova atividade, seja no emprego, seja fora dele. E pensares que para o ano há mais férias. Por que começas já a planeá-las? Pode ser uma boa motivação…

CLA 3600 – Core Series – 90 softgels